Seguidores

segunda-feira, 15 de outubro de 2018

25 de outubro - Dia do Professor


Parabéns Mestres!



O Mestre é aquele ser abnegado que traz em si o dom de ensinar, e de compreender as inúmeras dificuldades dos seus discípulos, conhece cada um a fundo.
Ser mestre é antes de tudo saber liderar. É desafio, é prazer, é doação e divertimento, é um mundo complexo a ser entendido...
Educar é transformar através do ensinamento que chega como uma luz na escuridão, daquele que nada sabe. É sentir-se gratificado pela função de formador de talentos, e por ter a certeza que seus ensinamentos irão perdurar por uma vida inteira.
Carrega nos ombros a grande responsabilidade que lhe é imposta...
O zelo e carinho pela criança, como se filho fosse, é uma das suas prioridades.
É cobrado por tudo e mal reconhecido!
Mas o que dói, não é o cansaço do dia a dia, é o descaso das autoridades, deixando crianças analfabetas sem perspectivas de futuro algum, dói o desrespeito ao Mestre em pleno exercício da profissão, dói ver as escolas sendo usadas para outros fins, dói saber que existem jovens que não querem aprender!
Dói a segurança que lhe ronda.

Que Jesus ilumime o futuro gestor da nação brasileira no sentido de priorizar e valorizar o Professor  em todos os aspectos.
Diná Fernandes


Dia do Professor

Fonte: Wikipedia
Todos sabem que o professor é a personagem principal na vida de qualquer pessoa, independente da profissão que ela exerça, pois é ele que dá base para a formação de qualquer indivíduo. Principalmente por esse motivo, os professores merecem um dia de homenagem, e este dia é 15 de outubro. Mas, por que essa data? 

Tudo começou em 15 de outubro de 1827, dia consagrado a Santa Tereza D’Ávila, que era educadora. Neste dia, D. Pedro I baixou um Decreto Imperial e criou o Ensino Elementar no Brasil. Pelo decreto, “todas as cidades, vilas e lugarejos teriam suas escolas de primeiras letras”. Esse decreto discutia também pontos importantes como a descentralização do ensino, o salário dos professores, as matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até como os professores deveriam ser contratados. 

Mas ainda não foi nesse período que a data de comemoração foi criada e muito menos que essas ideias avançadas foram colocadas em prática. Somente em 1947, ocorreu a primeira comemoração de um dia dedicado ao Professor. Primeiramente, partiu de um grupo de professores do Ginásio Caetano de Campos, em São Paulo, que se reuniam neste dia para uma confraternização. Como a ideia teve sucesso, outras escolas da cidade fizeram o mesmo, até que foi instituído como data comemorativa nacional. 

Será que só aqui, em nosso país, essa data é comemorada? Não! A grande maioria dos países reconhecem a importância do professor, veja só: 

Na Índia , o Dia do Professor é comemorado em 5 de setembro, por ser o dia de aniversário de um ex-presidente e também professor, Dr. Sarvapalli Radhakrishnan. Não há feriado, mas deve ser bem divertido, pois todos vão para a escola da mesma forma. Não há aulas e sim comemorações, inclusive uma atividade em que os alunos de séries mais adiantadas viram professores por um dia. Já pensou que legal??? 

Na República Tcheca , o Dia do Professor é um feriado não oficial, comemorado em 28 de março. Neste dia, as crianças levam flores para seus professores e representantes do governo, para demonstrar agradecimento a esta profissão, premiando os melhores professores. 

Na Argentina , o Dia é comemorado em 11 de setembro, por ser o aniversario de morte de Domingo Faustino Sarmiento, pedagogo, escritor e político importante para o país. Professores e alunos festejam o dia com comemorações especiais. 

Na Coréia do Sul , o Dia do Professor é 15 de maio. O costume, naquele país, é presentear os professores com cravos, e, ex-estudantes, prestam homenagem aos seus antigos professores, visitando-os e oferecendo-lhes presentes. 

Curiosidades 

Na Grécia Antiga, os professores eram filósofos que ensinavam a observar o mundo e pensar sobre ele. Não existiam salas de aula e escolas como conhecemos, e os professores ensinavam embaixo de tendas ou praças.

27 comentários:

  1. Um dia em que a luta pela valorização do Professor/a continua... Respeito e dignidade na educação para e pelo Professor/a. Não há interesse em Educar e Instruir um povo, pois quanto mais inculto ele for, melhor desempenhará seu papel de fantoche na sociedade escravizante.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns a todos heróis professores que se dedicam na arte de educar

    ResponderExcluir
  3. Linda homenagem tão merecida!Que haja o reconhecimento de verdade por todos eles! bjs, chica

    ResponderExcluir
  4. Bem merecida a homenagem
    Fui professora durante 35 anos! Bj

    ResponderExcluir
  5. Les tengo mucho respeto y admiración a los profesores, cada vez lo tienen mas dificil, yo guardo un gran cariño para algunos de mis profesores. Un abrazo

    ResponderExcluir
  6. Uma boa e merecida homenagem. Um professor é o mestre de todas as profissões.
    Abraço e uma boa semana

    ResponderExcluir
  7. Boa noite querida amiga Diná!
    Uma pauta de como se porta um mestre e que me deu gosto de ler.
    Feliz dia para todos nós, pois somos mestre em algo ou de alguma coisa, normalmente.
    É mesmo como se eles fossem nossos filhos... sentimos assim.
    Deus a abençoe muito!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

    ResponderExcluir
  8. 25 de Outubro que é data de aniversário do meu pai e a data do meu casamento.

    ResponderExcluir
  9. Muito bom. Merecida homenagem:))

    Hoje, com: Sussurros da natureza em desamor
    Bjos
    Votos de uma óptima Terça - Feira

    ResponderExcluir
  10. Todas as homenagens aos mestres, estes seres iluminados, massacrados num país sem a minima decência de respeito aos professores. É uma vergonha o tratamento dado à educação e às condições de trabalho dos professores na área governamental.
    Meu carinhos respeito à todos os professores Diná.
    Especial abraço amiga.
    Beijo

    ResponderExcluir
  11. Bela homenagem a esses abnegados mestres e tão mal remunerados e respeitados atualmente,amiga Diná!

    Desculpe a demora na visita,mas continuo só com o celular ,sem laptop, o que torna tudo mais difícil e pequeno para minha vista já cansada. Estou apenas retribuindo visitas,postando para me acalmar,pois meu marido fará mais cirurgias a partir de novembro.
    Por isso,agradeço sua visita e volte sempre,querida.

    Beijos sabor carinho e uma quinta_feira de paz e alegrias

    Donetzka

    ResponderExcluir
  12. Parabéns aos professores do mundo inteiro!

    ResponderExcluir
  13. Bela homenagem, amiga! Colocou bem o quanto não somos valorizados e o quão importantes somos para a formação cognitiva, social e pessoal de crianças, adolescentes, jovens e adultos. Apontamos caminhos, promovemos o saber e a consciência de cada individuo.
    Beijos fraternos!

    ResponderExcluir
  14. Olá, tudo bem? A educação no Brasil precisa de uma reformulação total.... Bjs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Boa tarde poetisa, devo muito a eles, foi graças ao elogio de uma profe de literatura que nunca mais parei de escrever poesias, feliz dia pra vc, bjs

    ResponderExcluir
  16. O professor é uma peça chave para o desenvolvimento de qualquer país. Por isso, os professores estão sempre de parabéns (pelo menos aquele que cumprem...).
    Diná, uma boa semana.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  17. Um excelente texto que é uma linda homenagem aos professores. Espero que tenham um dia bom naquele que é o dia de os lembrar melhor…
    Uma boa semana.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  18. Os professores merecem homenagens e reconhecimentos!
    Você sempre lembrando das datas carinhosamente...
    Desejo que tudo esteja muito bem, Diná, por aí. Ando um tanto ocupada, mas feliz e agradecida ao Pai pelas Suas bênçãos...
    Abração

    ResponderExcluir
  19. Muito obrigada por esta linda homenagem.
    Tomara que todos pensassem assim
    Sou Professora, não exerço porque não há lugar para todos, mas amo ensinar.
    Fico feliz que existam pessoas que nos dêem valor
    Obrigada mais uma vez
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  20. Hoje recordo os meu professores, ajudaram-me muito e reconheço que poderia ter aprendido mais.
    Bjs

    ResponderExcluir
  21. Amiga, o Natal está próximo e o ano novo também.
    Estou saindo de férias, acumulei o recesso devido as atividades do ano letivo que são muitas.
    Neste período os alunos estão de provas finais se preparando para as tão sonhadas férias, desta forma estamos encerrando as atividades do blog neste ano de 2018 esperançosos de que no ano vindouro estaremos mais uma vez nos encontrando nesta blogsfera.
    Foi maravilhoso está com você neste ano e que em 2019 possamos nos encontrar mais uma vez.
    A melhor mensagem de Natal é aquela que sai em silêncio de nossos corações e aquece com ternura os corações daqueles que nos acompanham em nossa caminhada pela vida.
    FELIZ NATAL E QUE O ANO NOVO NOS TRAGA MUITAS BÊNÇÃOS.
    Abraços da amiga Elza Interaminsense.

    ResponderExcluir
  22. Bom dia,Diná! Vim te ver e dizer que estou preocupada contigo. Sumiste dos blogs? Está tudo bem contigo? Assim espero! Dá notícias se e quando der! Aproveito pra desejar um lindo e abençoado FELIZ NATAL e que em 2019 tenhas tudo o que desejas! beijos, chica

    ResponderExcluir
  23. Portugal: DESTROYER OF CIVILIZATIONS!

    Everywhere Portugal set foot, they ended up wipping-out all the Indigenous peoples living there! Not a very friendly colonizer!!

    Portugal is a racist and xenophobic society! And, NOT a safe place for blacks!

    SAY NO TO PORTUGAL TODAY!

    The portucigano economy is in the toilet, and droves of it's citizens are fleeing to neighboring Spain to work just to put food on the table! Those who don't go to Spain are swimming, or jumping on bannana boats to go to Angola or Mozambique just to sell their corpo for cod to feed their families. The slightly better off portuciganos are flying to Brasil to live in a favela that is much better than the poor, decrepid conditions they live in now; at least here they can eat.
    I observed the portuciganos to be an ignorant bunch stuck in a mental time-warp that only focus on "how" good things were in the distant past rather than focusing on their now deteriorated, non-existant economy, and how bad things really are today.
    Perhaps, this is "why" they can't seem to see the log stuck in their eyes but see the splinters in everybody elses eyes. I do find it ironic that they are racist toward Spain, Angola, Mozambique and Brazil only to later go look for a better life in these countries!

    ***PUTUGAL E UMA MERDA!! E VERDADE E VERDADE AMIGOS!!!***

    TE VEJO NO SOPAS DOS POBRES A NOITE COM SEUS IRMAOS DESEMPREGADOS :)

    ResponderExcluir
  24. Bom dia e bom Ano!
    Aqui estou para desejar uma BOA PASSAGEM DE ANO.
    Queria trazer algo especial para o Ano Novo… mas tive um problema:
    Como posso embrulhar toda a minha Amizade, um grande abraço e muitos beijos? Impossível!
    Então… decidi oferecer uma frase do nosso imortal LUIZ DE CAMÕES:
    “Jamais haverá Ano Novo se continuarmos a copiar os erros dos anos velhos”.
    Meditemos nisto e façamos do ano que vai começar UM ANO VERDADEIRAMENTE NOVO.
    FELIZ ANO NOVO! FELIZ 2019!

    Beijinhos
    MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

    ResponderExcluir
  25. Nao opinião sobre isso??? Só quer falar de andar em portugal
    e nada mais? todo mundo rico?

    E putugal que do que? E o mesma merda e pior povo no mundo! E verdade e verdade amigos! Ler meu blog pa mais informaciao, obrigado amigos meus (L)(L)(L)

    Ahhhh putugal, putugal, putugal! Sempre, sempre, sempre chorando e chorando e chorando e chorando por tudo, sempre! Tudo mundo sabe que putugal e o pior merda no mundo, tudos! E mais na palavra "luso' e uma invencao! Tudo nossa historia e fenotipo e Cigano e Arabe. Nao somos lusos. E mais, e melhor que tudo putugal sei uma provincia do Espanha e pronto!

    E nao trabalhos, sempre ficar nas sopas dos pobres tudos dias. Putugal e em estado do merda e nao fix. E verdade e verdade amigos. Esperamos que um tipo de mudança positiva aconteça em Putugal, pois mais de 50% da população, por necessidade, tem que ir às sopas dos pobres para comer. E também, uma melhora no crescimento dos empregos, já que eles estão no país. Por esta razão, muitas pessoas já vão para suas ex-colônias para buscar uma vida melhor e não retornam. Putugal está realmente atolado na merda e ninguém quer fazer nada sobre o assunto. Eles preferem viver em mentiras, o que é isso?

    Que opina amigos?

    ResponderExcluir



Seu comentário será bem vindo, deixe suas impressões , sua crítica, desde que não ofensiva me servirá de aprendizado e contribuição para melhora do meu trabalho poético.

Sua visita será retribuída com carinho.
Que Deus abençoe seu dia, sua tarde, sua noite!

Bom dia, Boa tarde, Boa noite!